LOBULOPLASTIA
(cirurgia da orelha rasgada)
O lóbulo de orelha rasgado, lóbulo bífido, ou mais conhecido como orelha rasgada, é na maioria das vezes causado pelo uso de brincos pesados, alargadores ou até mesmo por acidente.
A cirurgia para reparar a orelha rasgada, conhecida como lobuloplastia, é indicada para os pacientes que desejam fechar a laceração no lóbulo da orelha, ou para aqueles que ainda não possuem o rasgo, no entanto o furo do lóbulo da orelha está alargado.
Também é indicada para pessoas que já usaram alargadores e atualmente não se identificam mais com o uso do acessório, sentindo-se constrangidas com sua orelha rasgada.
É um procedimento que não possui restrição de idade e tem como objetivo corrigir e reconstruir o lóbulo da orelha reconstruindo a estética da orelha e devolvendo a autoestima da pessoa.

A CIRURGIA
A lobuloplastia é considerada uma pequena cirurgia, sendo feita de rotina
no consultório médico.
A anestesia é local, aplicada no lóbulo a ser corrigido, e somente após alguns minutos a cirurgia tem início. É feita então a união das bordas do tecido da orelha por pontos de sutura, com a finalidade de corrigir a fenda (rasgo) ou diminuir o furo.
INFOS GERAIS
-
Duração da cirurgia: 30 - 60 minutos.
-
Tipo de anestesia: Anestesia local.
-
Procedimento realizado em consultório.
-
Tempo de recuperação para atividades básicas do dia a dia: imediato.
RISCOS
Os riscos gerais de todas as cirurgias variam de acordo com características específicas de cada paciente, como por exemplo: idade, comorbidades (problemas de saúde), peso, tabagismo, uso de medicamentos, fatores genéticos, entre outros. Sendo assim, são explicados em consulta presencial, devido às condições individuais de cada um.
As complicações e riscos do procedimento da lobuloplastia são raros, porém os mais relevantes são má cicatrização, deiscência, inflamação e infecção.
O PÓS-OPERATÓRIO
O pós operatório é praticamente indolor e de rápida recuperação. O paciente pode retornar de imediato às suas atividades cotidianas, não necessitando de repouso.
Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um discreto inchaço e equimose (roxo) local, que costuma regredir com 1 semana. É possível disfarçar os pontinhos e o roxo (caso ocorra) no lóbulo com o uso de fita Micropore ou Micropore + gase para proteção. No primeiro mês de pós operatório o paciente é orientado a evitar a exposição direta ao sol e utilizar filtro solar.
Os pontos são retirados em média após 10 a 14 dias da cirurgia, apresentando uma boa aparência com 2 semanas. O resultado final só é obtido, em média, após 3 meses de cirurgia, quando a cicatriz costuma fica quase imperceptível.
É possível realizar um novo furo no lóbulo operado, caso o paciente deseje, porém deve ser evitada a linha da cicatriz, para que diminuam as chances do lóbulo rasgar novamente. Ideal seguir a orientação do cirurgião responsável.
AGENDE AGORA
SUA CONSULTA